POESIA CONQUISTA FREQUENTADORES DA NOITE CAMPINEIRA




A atriz Carol Montone abre a noite com performance teatral "Aprendendo a Viver" e recita poema autoral Voraz, Coletânea Trilhas, 2007- (editora Câmara de Jovens Escritores)
&
Carol e o ator , percussionista e artista plástico Rodolffo Berine...à lapela....em número de cantigas regionais

"Intervenções culturais de poesia, teatro, música e outras manifestações artísitcas apresentadas no Sociedade Alternativa Bar ganham mais espaço e acontecerão mensalmente, dentro do projeto Cultura de Botequim, a ser lançado sábado dia 09 de agosto, às 21h"

A noite de 05 de maio foi intensa, no Espaço Sociedade Alternativa Bar. Havia ali o perfume da força de Clarice Lispector e todos os outros artistas, lembrados na segunda edição do evento cultural Poemas de Segunda, que chegou para marcar presença no calendário cultural da cidade.
A atriz e jornalista Carol Montone abriu o evento com uma intervenção teatral construída a partir de colagens diversas da obra de Clarice Lispector, mas principalmente do livro "Aprendendo a Viver" (editora Rocco), que deu nome à performance. Frases "claricianas" ecoaram entre uma série de recursos cênicos, numa breve adaptação, de oito minutos. Entre elas: "verdadeiramente imoral é apenas desistir de si próprio" ou "existir é tão completamente fora de comum, que se a consciência de existir demorasse mais de alguns segundos, nós enlouqueceríamos. A solução para este enigma chamado eu existo é amar um outro ser, que este sim nós possamos compreender que exista" ou ainda "você, as vezes, não estranha de ser você"...e mais "ninguém é eu, mingúem é você e essa é a solidão".....

"A minha paixão por Clarice foi a primeira vista. Foi avassaladora. Ela nunca escreveu um livro de poesia versificada, mas toda a sua obra é intensamente poética, arrojada, livre, anárquica como a poesia sabe bem ser", comenta Carol Montone, uma das idealizadoras e coordenadoras do evento. A escritora comenta ainda que alguns textos de Clarice Lispector são tão singulares, que não se encaixam propriamente em nenhum gênero literário mais ortodoxo. "O romance Água Viva , por exemplo, é um livro –carta, um livro música, uma sinfonia, uma aventura", acrescenta a atriz e jornalista publicada em diversas coletâneas literárias.

A POESIA DA PARCERIA

O ator e artista plástico da Companhia Cenarte e percussionista Rodolffo Silvestre, abrilhantou a segunda edição do Poemas de Segunda, com um número de cantigas de rodas extraído da montagem infanto-juvenil "Voar Aonde o Longe é Perto...", do dramaturgo e diretor Walter Rhis, que esteve presente na mostra e executou algumas cantigas de improviso, a exemplo do repente.

Rodolffo, convidado especial do evento mostrou a beleza da poesia regional da cantiga, não muito comum na região sudeste, mas em compensação patrimônio cultural do nordeste. O público interagiu numa série de brincadeiras musicais.

O PÚBLICO QUE FAZ A DIFERENÇA

O adolescente Cauã Montone Santos recitou de improviso e com muita propriedade o célebre "No meio de caminho", de Carlos Drummond de Andrade, encantando os presentes e emocionando a mãe Coruja, Carol. Uma prova de que poesia cativa também os que nasceram na era do vídeo game.

Quem fechou a noite, em grande estilo, foi Fernando Pessoa, através da interpretação singela e carinhosa de Rosângela Silva Hante de seu poema "Todas as Cartas de Amor são Ridículas".


"Estou muito satisfeito com o evento. O público recebeu de braços abertos esta iniciativa, comprovando que há uma demanda por ações culturais diversificadas na noite campineira. Tanto assim, que a pedidos mudaremos o evento para o sábado , para facilitar a acessibilidade dos convidados e o tornaremos ainda mais abrangente daí a mudança do nome do projeto para Cultura de Botequim", destacou o empresário e proprietário do Sociedade Alternativa Espaço Bar, Daniel Soares.



É A ARTE DANDO O AR DE SUA GRAÇA DE GRAÇA NA NOITE CAMPINEIRA!!!!!!!!!
UMA REALIZAÇÃO DO ESPAÇO SOCIEDADE ALTERNATIVA